Buscar
  • Gilardo Matos

Suplemento com Triptofano previne ansiedade?

Atualizado: Jan 29

Muito se fala do triptofano, mas você sabe o que é e para que serve? Não?! Então vamos esclarecer suas dúvidas.


Triptofano é um aminoácido essencial que participa de diversas funções metabólicas do organismo. Ele é precursor de compostos bioativos como a nicotinamida (vitamina B6), serotonina, melatonina, triptamina, quinurenina, entre outros.


A importância do triptofano deve-se, principalmente, à sua atuação como precursor de serotonina e de melatonina. A serotonina modula todos os processos comportamentais do ser humano, como o humor, raiva, apetite, memória, sexualidade, atenção, dentre outros. Já a melatonina, é sintetizada a partir da serotonina e é um dos principais marcadores do nosso ritmo circadiano e um dos principais hormônios reguladores do sono.


Além disso, estudos demonstram que o maior consumo de triptofano, por meio de fontes alimentares (laticínios, carnes magras, peixes, cereais, banana, amendoim, nozes, tâmara, entre outros) ou suplementação, auxilia na síntese proteica e de vitamina B6; na prevenção ao declínio cognitivo relacionado à idade, à ansiedade e à depressão; no autocontrole do comportamento social e na manutenção de um sono saudável.


Ainda, a queda de triptofano no organismo pode acarretar a diminuição de serotonina, ocasionando o aumento de desejo por alguns tipos de alimentos, como os ricos em carboidratos e os mais doces. Estes, proporcionam prazer e aumentar a quantidade de serotonina consequentemente. Desta forma, enriquecer sua dieta com alimentos ricos em triptofano ou suplementar deste aminoácido, pode auxiliar na perda de peso de forma indireta, por meio da manutenção da serotonina e do controle por desejos alimentares.


Conteúdo extraído do site: http://www.redeciadasaude.com.br/blog/suplementar-com-triptofano-previne-ansiedade/


11 visualizações0 comentário